A Textrade já promoveu a capacitação e aperfeiçoamento de centenas de profissionais com seu programa "COMPRADOR DE MODA" desenvolvido para o SENAC-SP. Além disso, oferece treinamentos que podem ser ministrados nas instalações do cliente (in company) de forma direcionada a empresa ou periodicamente com a formação de novas turmas. O programa é destinado especialmente a fabricantes, atacadistas, e varejistas (on line e off line). Veja abaixo os conteúdos abordados, que nos casos in company são totalmente customizados as necessidades do cliente:
- Conceito de Fashion Merchandising essencial para a prática de negócios bem sucedidos na indústria da moda.
- A evolução do Merchandising na indústria do vestuário, sua perspectiva histórica e o ambiente atual.
- O posicionamento da empresa/marca através do triângulo "designer, produto e cliente" direcionando o foco da compra.
- Atividades do comprador de moda no segmento de atacado (visão do fabricante/marca), o perfil profissional e estruturas organizacionais existentes no mercado.
- A matemática do comprador de moda no segmento de atacado.
- O desenvolvimento e o planejamento das linhas de produtos, a análise e previsão de vendas, o design criativo e o desenvolvimento de produtos, os custos, a precificação, a compra (matérias-primas e produtos acabados), a produção (própria, subcontratada e terceirizada), o gerenciamento destas atividades, seu cronograma e os instrumentos para controle e obtenção dos resultados planejados.
- O programa também apresenta os princípios, procedimentos e técnicas praticados pelo comprador de moda na determinação de quais sortimentos desenvolver/comprar e de quais fontes selecionar.
- As tecnologias de apoio à gestão do comprador de moda.
- Planilhas de referência para planejamento e controle do processo de fashion merchandising.
- O comprador de moda no segmento de varejo, o seu perfil profissional e estruturas organizacionais existentes no mercado.
- A compreensão das atividades inter-relacionadas que baseiam as decisões gerenciais do comprador e que criam impacto direto em áreas tais como vendas, promoção e operações.
- A matemática do comprador de moda no varejo.
- O conceito de planejamento financeiro e a relação entre preço de venda varejo, mark-up e custo, expandindo os elementos básicos de preço de um produto para a dimensão de toda a loja ou nível de negócio.
- O processo básico do Planejamento Estratégico incluindo sua relação com o Demonstrativo de Resultados (Lucros & Perdas) e o papel do comprador de moda neste planejamento.
- É mostrado o valor da análise do ambiente e coleta de informações, a determinação e o balanceamento de objetivos qualitativos e quantitativos, e como os conceitos apresentados na matemática do comprador serão utilizados no planejamento de vendas, estoques e previsões para o negócio.
- Como organizar as informações sobre previsões, o que fazer ao pesquisar o mercado (tendências, concorrentes, novos concorrentes).
- São estudados os métodos para planejamento dos níveis de estoques, rotação, estoque médio, margem bruta de retorno do investimento em estoque, e os problemas característicos de estoques fashion oriented.
- A elaboração do orçamento de compra e sua administração (open-to-buy).
- O plano de sortimento de produtos como método de organização para a compra, criando a visão que transforma dinheiro em produtos, respeitando a filosofia de varejo e atendimento ao cliente.
- A organização dos fornecedores, sua prospecção, análise, definição e acompanhamento.
- A negociação com fornecedores. A emissão e gestão de pedidos de compra. Fornecedores internacionais.
- O processo de distribuição de produtos para os pontos de venda e a importância do trabalho sincronizado entre comprador, fornecedor, função de logística, de visual merchandising, de promoção e gerente de loja.
- Gestão de preços no varejo. A análise e determinação do número de preços praticados em relação aos sortimentos, os ajustes de preços incluindo markdowns e outros ajustes de preços, promoções.
- NOTA: São fornecidas planilhas referentes ao processo de orçamentos de compra, open-to-buy, plano de sortimento, gestão de preços, dimensionamento de Mark up, assim como conteúdo em documento pdf.